2 de dez. de 2007

O que Sabemos? [Teatro da Politécnica]

«O Que Sabemos?»
a partir de QED de PETER PARNEL
encenação AMÂNDIO PINHEIRO
com JÚLIO MARTIN e MARIA JOÃO FALCÃO
produção TNDM II
29 de Set a 15 de Dez 2007
No Museu da Ciência
(Mais informações)
Comentários do blog De Rerum Natura:

No Laboratório Chimico na Rua da Escola Politécnica em Lisboa (Museu de Ciência da Universidade de Lisboa) está em cena uma peça de teatro sobre o físico Richard Feynman: "O Que Sabemos". Richard Feynman (1918-1988) é um génio da física, um dos maiores físicos do século XX. Não nasceu a tempo a tempo de participar na criação da teoria quântica (que ficou pronta por volta de 1926), mas utilizou-a de um modo bastante criativo. Foi o autor de trabalhos essenciais sobre electrodinâmica quântica, isto é, o estudo da interacção da luz com a matéria, que lhe valeram o prémio Nobel de 1965, usando métodos originais. Aliás, a extrema originalidade foi uma marca do seu trabalho em várias áreas da física.

Foi também um grande pedagogo, muito apreciado pelos alunos: os chamados "livros vermelhos" de Feynman ainda hoje são úteis a quem está a aprender física (são mesmo "livros de culto"), tal como o resumo "O Que é uma Lei Física" (edição portuguesa da Gradiva).Esteve ligado à resolução de vários problemas práticos, como por exemplo a causa da explosão da nave Challenger da NASA.

E foi o autor da ideia da nanotecnologia, a engenharia à escala atómica e molecular, que hoje está tanto em voga.Foi ainda um grande brincalhão, um físico divertido. Os livros "Está a Brincar, Sr. Feynman!" e "Nem Sempre a Brincar, Sr. Feynman!" (também publicados entre nós pela Gradiva) estão recheados de histórias curiosas que ilustram bem essa sua faceta.

A peça "O Que Sabemos" , em exibição no belo cenário do Laboratório Chimico de Lisboa, dá uma ideia bem sugestiva da mente e da vida de um sábio incomum!

Nenhum comentário: