30 de dez. de 2007

After Darwin

de TIMBERLAKE WERTENBAKER | encenação CARLOS ANTÓNIO
cenografia e figurinos DANIELA ROXO | desenho de luz CARLOS ARROJA
interpretação ANDRÉ LEVY, MANUEL COELHO, RITA CALÇADA BASTOS
produção TNDM II | 4ª a SÁB. 21h30 DOM. 17h00 |
Dois actores e uma encenadora encontram-se a ensaiar um espectáculo onde é retratada a relação entre Darwin e o comandante do navio Beagle, o capitão Fitz-Roy, homem de espírito religioso e colérico, pouco atraído pelas descobertas científicas que Darwin foi realizando ao longo dos cinco anos da viagem de circum-navegação que ambos realizaram.

A relação entre o capitão Fitz-Roy e Darwin vai tornando-se cada vez mais tensa, assim como a relação entre os actores que os representam e a encenadora.

A partir deste enredo, uma complexa luta pela afirmação da individualidade de cada personagem vai-se desenhando. A selecção natural do mais apto irá ditar o vencedor. Mas haverá vencedores nas questões mais profundas sobre o sentido da vida?

Um espectáculo onde o pensamento darwiniano é aplicado não apenas ao mundo biológico, mas também ao mundo cultural e ao teatro, considerado como manifestação superior de cultura de uma espécie.

Em simultâneo, o Teatro da Politénica está a conduzir «Darwin no Jardim» visitas guidas especiais ao Jardim Botânico de Lisboa. Um guia botânico fala das maravilhas florísticas do Jardim — uma verdadeira pérola verde no coração de Lisboa, onde encontramos por exemplo o maior espólio de palmeiras a céu aberto do mundo — acompanhado por Charles Darwin (André Levy), que recita textos da sua Autobiografia e do Diário do Beagle, referindo as suas impressões durante a sua circunavegação a bordo do HMS Beagle sobre botância, geologia e antropologia. Todos os Domingos às 15h30, ou durante a semana sob marcação (Tel. 213 940 455)